![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgAanNUOt45wLhds8JveOMWNkvcX20lE9ByqEmg9CrMIoHbw8SySYzURH7dihsUGAbGg17Z9qtuVAcVBPafL5gjnvwPXpjtxe90IG_SmzmQG1dPwrGDQUx_kNcnokQvFdXiXlps-URbBik/s400/family.jpg)
Família, família... Cachorro, gato, galinha (Titãs)
1- Identificação
Nome da cursista: Ana Flávia P. de Sousa
Nome da escola: Escola Classe 11 de Planaltina
Série: 2 º Período (Ed. Infantil)
Número de alunos: 28
Professoras envolvidas: Aline Eça Machado e Maria das Graças Ferreira Dantas da Silva
2-Problemática
O que é família?
Qual a importância que ela tem para nós?
Os componentes da família.
3-Justificativa
Trabalho com crianças de 5 anos, que ainda não sabem exatamente a importância social da família.
Ao longo do ano, observamos que crianças que tem acompanhamento familiar tem a sensação de proteção.
Contudo sabemos que cerca de 80% de nossos alunos, a família constitui somente pela presença da mãe, e ela além de apoio emocional, ainda tem que sustentar sozinha o filho.
Pretendemos também mostrar para os pais que apesar deles estarem na Educação Infantil, eles necessitam de acompanhamento SIM, e se deixarem para mais tarde talvez literalmente seja TARDE demais!
4-Objetivos
Identificar a sua família e a de seus colegas;
Socialização das histórias familiares;
Desenvolver a linguagem oral e escrita
Conhecer a importância da família dentro e fora do contexto escolar;
Resgatar valores familiares;
Conhecer músicas e brincadeiras;
5-Conteúdos
Linguagem oral e escrita, ampliação de vocabulário, identidade e autonomia, natureza e sociedade, música e movimento, cores, formas e outros.
6-Disciplinas envolvidas
Português, Matemática, Artes, Ciências, História e Geografia.
7-Metodologia
Atividades realizadas de forma individual e coletiva;
Montar um álbum com desenhos e fotografias das famílias dos alunos;
Slides feitos para mostrar na festa da família;
Canções que falam sobre núcleo familiar.
8-Recursos utilizados
Sucatas, papéis coloridos, tesoura, cola, vídeos, jornais, revistas, máquina fotográfica, filme, CDs e etc.
9-Avaliação e Resultados esperados
A avaliação será feita mediante a participação dos alunos no desenvolvimento das atividades propostas.
10- Divulgação e Socialização
Exposição dos trabalhos;
Confecção de mural;
Festa da família.
Atividades lúdicas interagindo pais e alunos.
11- Referências bibliográficas:
Professoras Aline Eça Machado, Ana Flávia P. de Sousa e Maria das Graças Ferreira Dantas da Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário